terça-feira, 20 de outubro de 2009

O CORTIÇO (Brasil, 1977) ***





Direção: Francisco Ramalho Jr. Com: Betty Faria, Mário Gomes, Armando Bógus, Beatriz Segall, Ítala Nandi, Maurício do Valle, Sílvia Salgado, Lucy Mafra, Ruy Polanah, Helber Rangel, Zaira Zambelli, Jorge Coutinho, Antonio Pompeu, Maria Alves e Luiz Carlos Lacerda. 110 min.






Baseado no romance homônimo de Aluísio Azevedo, essa é a segunda versão dessa história, sendo a primeira dirigida por Luís (Lulu) de Barros em 1946, a quem o filme é dedicado.

Francisco Ramalho Jr. (Paula – A história de uma subversiva) conta a vida de vários personagens que moram em um cortiço em 1880 sob os olhares atentos do “unha-de-fome” que engana a todos, João Romão (o saudoso Armando Bógus). Nesse cortiço moram a fogosa Rita Baiana (Betty Faria) que se envolve com um imigrante português (Mário Gomes, falando mal o sotaque de Portugal, aqui em seu segundo filme), um casal em crise financeira e conjugal (Ítala Nandi e Maurício do Valle), uma senhora (Beatriz Segall) que se desespera por sua filha Pombinha (Sílvia Salgado) não começar a menstruar logo para poder casa-la, mas quando isso acontece ela se envolve com sua madrinha (Lucy Mafra), Maria Alves quer engravidar de Helber Rangel para poder ganhar dinheiro sendo ama-de-leite, uma inocente escrava que trabalha para João Romão na esperança de um dia conseguir sua carta de auforria e vários outros personagens de maior ou menor importância.


Download do filme O cortiço



A ambientação de época é boa, os personagens estão bem caracterizados, bem como os atores e o filme respeita o espírito do livro no qual se inspirou, com algumas leves mudanças. Mas como são muitos personagens, a narrativa acaba ficando fragmentada e algumas histórias vão sendo esquecidas com o tempo e não são resolvidas satisfatoriamente, ao contrário do que acontece no livro de Aluísio Azevedo que li há alguns anos e gostei bastante. Apesar disso, o filme também é bom e vale por Betty Faria como o vulcão Rita Baiana que é a melhor coisa aqui.

3 comentários:

  1. Eis um exemplo de literatura que deveria ser apresentada de melhor forma para os jovens, e não simplesmente imposta como leitura completar durante a formação escolar. Confesso que o filme eu nunca tive oportunidade de assistir, mas o livro eu já li e aliás, recomendo a todos!

    ResponderExcluir
  2. Eu também digo o mesmo! o livro todos tevem ler, é muito legal. vcs estao esperando o q?

    ResponderExcluir