segunda-feira, 16 de maio de 2011

OS AMANTES DA CHUVA



Sempre tive curiosidade em saber o que acontecia no dia em que nasci (09 de março de 1980), mas nunca me esmerei muito nessas pesquisas. Dia desses assisti a Os amantes da chuva, o antepenúltimo filme de Roberto Santos e depois descobrir que ele foi lançado nos cinemas exatamente nesse dia.

É a história de um casal (Bete Mendes e Helber Rangel) que literalmente faz chover quando se encontra, mesmo contrariando todas as previsões meteorológicas. Um repórter descobre o fato e resolve colocá-los como atração de um programa de TV sensacionalista (tipo Ratinho) chamado justamente Os amantes da chuva que é patrocinado por um antigripal.

A primeira metade é primorosa, mostrando os belos encontros do casal (geralmente em câmera lenta) enquanto começa a chover, mas a segunda metade decepciona, quando o amor diminui e já não provoca mais temporais, além de uma resolução decepcionante. Mesmo assim Os amantes da chuva ainda é um dos filmes mais românticos já produzidos pelo cinema brasileiro ao mostrar que o amor e a natureza estão interligados.

No fundo, o filme é uma crítica à sociedade de consumo, onde os sentimentos são comercializados. E olha que ainda estávamos bem longe dos reality shows, como Big Brother Brasil, onde os participantes se relacionam emocionalmente visando a preferência do público.


O elenco conta ainda com David José, Beatriz Segall como a mãe da protagonista, a saudosa Lílian Lemmertz como uma das funcionárias da Tv e Liana Duval (falecida há poucas semanas) numa ponta como empregada. O roteiro é baseado em livro de Carlos Queiroz Telles.






Um comentário:

  1. Caro Gilberto: bom dia. Grato por abrir este espaço ao compartilhamento deste filme lançado pelo Cine Dark Side II. Deste modo a gente vai ampliando as "áreas de preservação" da memória do cinema brasileiro! Abraços, Gilmar

    ResponderExcluir