quarta-feira, 14 de setembro de 2011

DOIS ANOS SEM PATRICK SWAYZE


Há exatamente dois anos (em 14 de setembro de 2009), Patrick Swayze perdia a luta que travava há quase dois anos contra um câncer no pâncreas. Obstinado, enquanto se tratava da doença, participou da 1ª temporada da série The Beast e escreveu com a esposa sua biografia.

Patrick nasceu em Houston (Texas) em 18/08/1952 e foi bailarino antes de se tornar ator. A mãe, a coreógrafa Patsy Swayze exerceu grande influência sobre o filho e lhe ensinou o prazer da dança, mas Patrick sofria tanto preconceito por fazer balé que teve que entrar para o time de futebol para calar a boca dos “amigos”. Aos 23 anos casou-se com a atriz e também bailarina, Lisa Niemi, com quem ficou caso por toda a vida. Os dois estrelaram o filme Crepúsculo de aço (1987).

Com Jeniffer Grey em Dirty Dancing

Trabalhou como carpinteiro antes e conseguir uma chance na Broadway no musical Grease – Nos tempos da brilhantina e no cinema onde estreou em Vidas sem rumo (1983) de Francis Ford Coppola, que lançou também os futuros astros Tom Cruise, Matt Dillon, Ralph Macchio, C. Thomas Howell, Rob Lowe, Emilio Estevez e Diane Lane. Em seguida participou de De volta para o inferno (1983), Amanhecer violento (1984) e Veia de campeão (1986), antes de estrelar seu primeiro sucesso, Dirty Dancing – Ritmo quente (1987), justamente como um bailarino.


Com Demi Moore em Ghost - Do outro lado da vida

A ascensão prosseguiu com o romântico Ghost – Do outro lado da vida (1990) que dispensa apresentações. Em 1991 foi eleito o homem mais sexy pela revista People, mas os anos seguintes não foram fáceis: as boas oportunidades diminuíram, ele enfrentou dependência química, alcoolismo, o suicídio da irmã e teve que se internar numa clínica de reabilitação. Mas não parou de trabalhar, mesmo que em papéis de menor destaque. Participou de Os três desejos (1995), Para Wong Foo, obrigado por tudo, Julie Newmar (1995), Eternamente Lulu (2000), a continuação de Dirty Dancing – Noites de Havana (2004) e De bico calado (2005).


Em The Beast


Morreu em seu rancho na Califórnia, onde tinha morado grande parte de sua vida. Um guerreiro até o fim.

11 comentários:

  1. Grande Patrick Swayze, deixou saudades.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O mundo lhe abriu as portas em Ghost. E nós, cinéfilos e adoradores de bons filmes, passamos a adorá-lo. E as distribuidoras passaram então a relançar filmes feito antes do sucesso Ghost.
    E nisto descobrimos que ele era um bom ator e que já o tinhamos visto, sem muita observações, em Dirth Dance. Revistos, Schwarz passou a fazer parte dos nossos astros queridos.
    Mais um registo de uma perda que nos bate fundo e que nos esmorece de sentimentos.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu senti tanto o falecimento dele... Cresci tento ele como a minha "primeira paixão cinematográfica"; Lembro de ser criança e suspirar por Johnny Castle!

    Deixou saudades!

    ;D

    http://nascidaemversos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Com certeza foi uma grande perda para o cinema. Um herói romântico.

    Obrigado pelos comentários, Rafael e Karla.

    Senti falta dos seus comentários, Jurandir. Apareça com mais frequencia.

    ResponderExcluir
  5. Nunca fui fã dele. Acho GHOST muito chato.
    Cumprimentos cinéfilos

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  6. patrick era um ator maravilhoso eu sempre vou ser sua fã e nunca vou esquecelo ele esta com Deus agora fique em paz patrick voce estara sempre em nossos coraçes e em pensamento

    ResponderExcluir
  7. Poxa uma grande perda para a história do cinema, achei esse cara foda e sempre me inspirei na aparencia dele, achava o seu cabelo fantastico kkk

    Infelizmente esse é o futuro de todos nós, alguns morrerão e ninguém sentirá sua falta, enquanto outros como esse homem fantástico deixara muita saúdade, não existira outro igual !

    Sentirei saudades, descanse em paz aonde quer que estejas cara !

    ResponderExcluir
  8. Yes, he had the time of your life!

    ResponderExcluir
  9. Eu era pequeninha quando assistia na fita cassete o Dirty Dancing, tinha uns 3,4 anos... amava e amo até hoje esse filme, era apaixonada por Johnny(meu primeiro amor),queria estar no lugar da Baby e continuei depois de grande assistindo e gostando de Johnny! Ghost tbm é um filme muito bom e emocionante! É isso,infelizmente esse se foi,decanse em paz Patrick, fique com Deus!!!!

    ResponderExcluir
  10. He was a great man and actor . He danced lovely....... I still love him, kisses for you my darling, wherever you are.

    ResponderExcluir
  11. Grande perda

    descanse em paz Patrick

    va com Deus

    ResponderExcluir