segunda-feira, 13 de junho de 2011

O SANTO CASAMENTEIRO


Muitas mulheres rezam (ou já rezaram) para Santo Antonio lhes arranjar casamento, como fazia Carula, a personagem de Fernanda Torres no filme Marvada Carne (1985), que todos os dias exigia um marido e ainda impingia os maiores castigos à imagem, como colocá-lo de cabeça para baixo.

Carmen Miranda, entre muitas marchinhas de carnaval, gravou uma que fala de Santo Antonio:

Isto é lá com Santo Antonio
Lamartine Babo




Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
São João disse que não!
São João disse que não!
Isso é lá com Santo Antônio!
Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
Matrimônio! Matrimônio!
Isto é lá com Santo Antônio!

Implorei a São João
Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio
São João ficou zangado
São João só dá cartão
Com direito a batizado
Implorei a São João
Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio
Matrimônio! Matrimônio!
Isso é lá com Santo Antônio!

São João não me atendendo
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Disse o velho num sorriso:
Minha gente, eu sou chaveiro!
Nunca fui casamenteiro!
São João não me atendendo
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Matrimônio! Matrimônio!
Isso é lá com Santo Antônio


Um comentário:

  1. Muita coisa mudou desde os tempos da Carmem Miranda, mas as mulheres continuam querendo um marido, nem que seja para reclamar dele depois. Com isso, o Santo Antonio não tem descanso, ou arruma marido pra elas, ou fica de castigo de cabeça pra baixo ou outras torturas cruéis. (rs)

    ResponderExcluir