terça-feira, 7 de junho de 2011

OS 61 ANOS DE SONIA BRAGA




Já falei muitas vezes sobre Sonia Braga aqui, mas não me canso, gosto muito dela e não podia deixar passar em branco, já que ela completa 61 anos amanhã e está em plena forma.

Sonia Maria Braga nasceu em Maringá (PR) em 08/06/1950. Seu pai faleceu ainda jovem de malária, deixando a esposa que trabalhava como costureira e sete filhos. Aos 14 anos sua família mudou-se para São Paulo e no ano seguinte estreou na Tv no programa infantil Jardim Encantado da Tv Tupi. No cinema estreou em uma ponta no filme O bandido da luz vermelha (1968) e no teatro numa montagem da peça Hair (1969/1970) em que aparecia nua. Em 1970 estreou nas novelas em Irmãos Coragem, que estou vendo em DVD com meu pai. Ela está bem novinha e já bonita, como a namorada de Jerônimo (Cláudio Cavalcanti) e em seguida na série educativa Vila Césamo da Tv Cultura ao lado de Armando Bógus e Aracy Balabanian.




Atuou no cinema com freqüência a partir de Cleo e Daniel (1970); A moreninha (1970); O capitão Bandeira contra o Dr. Moura Brasil (1970); Mestiça, a escrava indomável (1973); O casal (1975), no mesmo ano em que protagonizou seu primeiro grande sucesso, a novela Gabriela, em que foi defendida por Jorge Amado, autor do livro original. No ano seguinte protagonizou no cinema Dona Flor e seus dois maridos, a 2ª maior bilheteria do cinema brasileiro.




Os filmes A dama do lotação (1978) de Neville D’Almeida e Eu te amo (1980) de Arnaldo Jabor e a novela Dancin’ Days (1979) deram sequencia aos papeis sensuais, bem como o filme Gabriela (1983) de Bruno Barreto que era uma co-produção Brasil/ Itália e começou a divulgar seu nome no exterior. No ano seguinte posou para a Playboy americana e em 1985 protagonizou com Willian Hurt e Raul Júlia o filme O beijo da mulher aranha, pelo qual foi indicada ao Globo de ouro de melhor atriz, mas acabou perdendo. A partir desse filme, mudou-se para os Estados Unidos e atuou por muitos anos só em filmes estrangeiros como Luar sobre Parador (1987), Rebelião em Milagro (1988), Rookie – Um profissional do perigo (1990), Amazônia em chamas (1994), A volta (1994), Morte dupla (1995) e Os jogadores (1997). Em 1997 retornou ao cinema brasileiro para estrelar Tieta do Agreste, seu terceiro papel do universo de Jorge Amado.




Um ano antes, em 1996 tinha planejado voltar às novelas brasileiras em Antonio Alves, taxista do SBT, mas o contrato foi rompido sob acusações mútuas. O retornou só aconteceu em 1999, com uma participação na 1ª fase de Força de um desejo de Gilberto Braga, com um novo intervalo até Páginas da vida (2006) de Manoel Carlos.



No mês passado deu uma entrevista à Revista Preview em que deixou clara a sua vontade de voltar a trabalhar no Brasil, mas reclamou que ficou por aqui por um ano e meio e só foi convidada para um episódio da série As cariocas e em seguida um episódio de Tapas e beijos e acabou sendo convidada para um episódio da badalada série Brothers & Sisters estrelada por Sally Field e dando continuidade à sua jornada na Tv americana, onde já participou de várias séries como Sex and the city, Bill Cosby, Contos da crypta, Alias, Ghost Whisperer.

No cinema seus últimos papéis foram nos filmes Lope e Matemática do amor e há planos para atuar em Femena, Butterflies & Lightning e em Elysium que tem ainda no elenco sua sobrinha Alice Braga e Wagner Moura. Eu só não entendo porque o Brasil não lhe dá o devido valor e pro que não a convidam para as novelas, séries e filmes feitos por aqui.



....

E doe medula óssea:


11 comentários:

  1. Gilberto, me lembro de ter lido que ela foi convidada para trabalhar numa novela da Globo, De Corpo e Alma, de 1992. Ela ia fazer o papel da juíza, amante do personagem do Tarcisio Meira. Como a personagem morre logo no início, e depois volta em flash backs durante toda a novela, ela recusou. Mas era um personagem importante na trama, pois foi ela quem doou o coração para a Cristiana Oliveira (eu não lembro os nomes dos personagens). Acho que foi por isso que ela se queimou na Globo. Ela estava vivendo com Robert Redford nos Estados Unidos, estava meio esnobe e recusou o papel. Acho que foi isso que queimou o filme dela na Globo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Pode ser essa a razão Ligeia. Às vezes os atores se fazem de difíceis e depois as emissoras lhes dão o troco, infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. Ainda mais a Globo... E quem ficou com o personagem foi a Bruna Lombardi. Os papéis secundários muitas vezes crescem ao longo da trama. Vai depender muito do ator, e dele estebelecer empatia com o público. O autor às vezes acaba dando mais ênfase ao "secundário" devido ao sucesso do personagem. Um exemplo é a Lilia Cabral, cujo personagem superou o da Thaís Araújo em uma dessas últimas novelas globais.Os comentários que ouvi diziam que a Helena dessa novela deveria ser o personagem da Lilia, nao o a Thaís.Eu hoje não vejo novelas, prefiro ver C.S.I, ou Low&Order, uma questão só de oreferência mesmo, nada contra, as novelas brasileiras têm muita qualidade, e qdo o tema da novela me chama atenção, eu vejo sim. Na época de De Corpo e Alma eu via. A Bruna fLombardi fez muito sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Desculpe os erros de digitação. estou saindo pro trabalho. rs

    ResponderExcluir
  5. Muitoooooooooooooooo boooooooooooooooooom ela é demais!
    Adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei muito Legal'

    ResponderExcluir
  6. Sonia braga foi convidada pra ser mãe de Gloria pires na novela "Belíssima",recusou devido a grana.A globo tem que ver que ela é uma estrêla de padrão internacional.

    ResponderExcluir
  7. Gilberto, procuro muito o filme: "mestiça a escrava indomável" de 1973. Já procurei muito. Você poderia me informar onde posso encontrar?

    ResponderExcluir
  8. Gilberto, procuro muito o filme: "mestiça a escrava indomável" de 1973. Já procurei muito. Você poderia me informar onde posso encontrar?

    ResponderExcluir
  9. Mariangela, infelizmente não sei onde encontrar esse filme. Também quero muito assistí-lo.

    ResponderExcluir
  10. Esse filme faz parte da cinemateca aqui em São Paulo, mas não sei como disponibilizá-lo
    http://www.cinemateca.gov.br/
    http://www.cinemateca.gov.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=FILMOGRAFIA&exprSearch=mesti%E7a&nextAction=lnk&lang=p

    ResponderExcluir