quinta-feira, 23 de junho de 2011

OS CRISTOS DO CINEMA


Hoje é dia de Corpus Christi. A data foi instituída em 1264 e decretada pelo Papa Urbano IV.

Apesar da importância de Jesus Cristo, no cinema a maioria dos atores que interpretaram esse papel não conseguiram alcançar o sucesso ou sequer serem reconhecidos pelo público. Vamos a eles:

Alberto Pasqualini em A paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo (1916). Esse foi seu primeiro filme. Atuou até 1929, ano de sua morte.

H. B. Warner (Henry Byron Warner) em O rei dos reis (1927) de Cecil B. DeMille. Warner faleceu em 1958 aos 82 anos, mas nunca mais conseguiu bons papéis, apesar de ter feito pequenas participações em A felicidade não se compra e Os 10 mandamentos.


Jeffrey Hunter em O rei dos reis (1961) de Nicholas Ray. Hunter foi escolhido devido a sua vida pessoal sem manchas. Morreu em 1969 aos 47 anos, mas não conseguiu mais êxitos.


Enrique Irazoqui em O evangelho segundo São Mateus (1964) de Píer Paolo Pasolini. Fez apenas cinco filmes em toda a sua carreira, mas não era um ator profissional quando viveu Cristo.


Max Von Sydow em A maior história de todos os tempos (1965). Uma exceção. Von Sydow era um dos atores preferidos de Ingmar Bergman e continua com grande prestígio até hoje.


Robert Powell em Jesus de Nazaré (1976) de Franco Zeffirelli. Como este era um filme para a Tv, apesar de ter sido lançado nos cinemas, continua atuando nesse veículo até hoje.


Ted Neeley no musical Jesus Cristo Superstar (1973) de Norman Jewison. Abandonou a carreira em 1985.


Outra exceção foi Willen Dafoe em A última tentação de Cristo (1989) de Martin Scorsese. Dafoe teve carreira significativa no cinema, em filmes como Fome de viver (1983), Platoon (1986), Mississipi em chamas (1988), Nascido em 04 de julho (1989), O paciente inglês (1996) e Homem aranha (2002).
 


Jeremy Sisto em Jesus (2000) de Roger Young. Feito para a televisão e exibido sempre pela Rede Globo.

Luigi Baricelli em Maria – Mãe do filho de Deus (2003) de Moacyr Góes. Luigi tem papéis importantes na televisão, atualmente na novela Insensato coração da Globo.



James Caviezel em A paixão de Cristo (2004) de Mel Gibson. O filme fez muito sucesso, apesar das críticas de anti-semitismo e das loucuras do seu diretor, mas Caviezel não conseguiu deslanchar e seu filme mais conhecido foi Deja Vu (2006) com Denzel Washington. Muitas vezes assina como Jim Caviezel.
Glenn Carter na refilmagem feita para a Tv de Jesus Cristo Superstar (2006) de Nick Norris. Foi lançado em DVD, mas poucos sabem de sua existência.

“Milhões de pessoas que sonham com a imortalidade não sabem o que fazer numa tarde chuvosa de domingo.” (Susan Ertz)

13 comentários:

  1. O meu preferido é o Enrique Irazoqui, Gilberto. Ele está perfeito na sua simplicidade amadora...

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  2. Bem oportuno este post, ainda mais numa data como essa. Vi o filme com o Robert Powell. Outro filme q vi com o ator é o ótimo "Asilo do Terror".

    Jeffrey Hunter tem pelo menos uma certa fama, não?

    Segue uma piadinha infame: é possível que astros interpretes de Cristo não fizeram sucesso, pq Deus não ajudou. rs

    ResponderExcluir
  3. Não sei qual o meu preferido Antonio Nahud. Talvez o Ted Neeley de Jesus Cristo Superstar, mas o Irazoqui também está muito bem, para quem não era ator profissional...


    Roderick,Jesus de Nazaré do Zefirelli é muito bom, pena que é interminável com mais de 300 minutos. Agora quanto aos atores que interpretaram Cristo não fazerem sucesso, não sei o motivo, talvez pelo papel marcar tanto que o público não consegue vê-lo de outra forma...

    ResponderExcluir
  4. Claro que é Robert Powell. Ele encarnou Jesus nesse filme!

    ResponderExcluir
  5. Willen Dafoe é meu preferido. Adoro a expressão desse ator. Ele fez muito bem um Jesus homem, com as fraquezas dos homens. O filme é excelente. James Caviezel também me agradou muito, embora eu tenha tentado ver o fime cinco vezes sem conseguir. Não suportava mais que dez minutos. Fui vendo aos poucos, parando, avançando, desisitindo...

    ResponderExcluir
  6. Visualmente se for para escolher o Cristo mais belo em sua face, apesar que ele interpreta muito bem eu fico com o ator Robert Powell em "Jesus de Nazaré" de Zeffirelli. Agora tem dois em termo de interpretação que eu gosto muito são os atores Willen Dafoe em "A Última Tentação de Cristo" e James Caviezel em " A Paixão de Cristo", desses dois eu fico com James Caviezel, me passou mais emoção na sua atuação como Cristo.

    ResponderExcluir
  7. robert powell foi o melhor deles na minha opiniao

    ResponderExcluir
  8. Robert Powell emociona muito.Vejo Cristo como ele.Beleza e simplicidade esplêndidas e extremas

    ResponderExcluir
  9. James Caviezel também é excelente,mas Robert Powell é o melhor.

    ResponderExcluir
  10. CONCORDO COM ALGUNS: ROBERT POWELL, SEM DÚVIDAS.

    ResponderExcluir
  11. A SUA INTERPRETAÇÃO FOI FENOMENAL A TAL PONTO QUE INEVITÁVEL IMAGINARMOS CRISTO COM A SUA APARÊNCIA E GESTOS. ELE ESTÁ COM 71 ANOS, MAS NÃO ACHEI MUITAS IMAGENS DELE ATUALMENTE, TORNANDO QUASE CERTO O QUE DISSE O RODERICK, ACHO QUE FICAM REALMENTE MARCADOS NO PERSONAGEM. PENA, TALENTOS DESPERDIÇADOS.

    ResponderExcluir
  12. gostei de todos mas o melhor na minha opinião Jeremy sisto e o elenco muito bom nao cansi de veresse filme me da uma força 🙏

    ResponderExcluir
  13. eu dico Silva na minha opinião Jeremy sisto vendi esse filme me me dá uma paz

    ResponderExcluir