segunda-feira, 16 de novembro de 2009

WALL.E (EUA, 2008) ***

Direção: Andrew Stanton. Vozes de Sigourney Weaver, Ben Burtt, Elissa Knight, Fred Willard e Kathy Najimi. 97 min.

Vencedor do Oscar 2009 de Melhor Animação, este é o novo trabalho do talentoso diretor Andrew Stanton(Procurando Nemo). Conta a história do robô lixeiro Wall.e (pronuncia-se Wally) que continua na Terra no ano 2700, depois de sua quase completa destruição. Uma de suas maiores diversões é assistir em VHS ao filme HELLO DOLLY! (1969), principalmente a cena em que toca a canção "Put on you Sunday clothes, além de "La vie en rose" de Louis Armstrong. Vendo as cenas desse romance, Wall.e sente-se sozinho e percebe que precisa de uma companheira, mas não há mais ninguém na Terra, até que a robô Eva aparece e rouba o seu coração. Eles encontram uma planta que é a prova que nosso planeta ainda é habitável, mas Eva logo é resgatada por uma nave e Wall.e vai à sua procura.

Essa nave é habitada por seres humanos obesos devido à falta de gravidade e à acomodação e por centenas de robôs que fazem todo o serviço e depois acabam se revoltando contra a comandante da nave, numa referência clara ao computador HAL de 2001 - UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO, há até a execução da música "Zaratustra" daquele filme. Talvez as crianças não entendam essas referências, nem as dos musicais de Hollywood dos anos 50 e 60, por isso WALL.E é também indicado aos adultos que entenderão melhor esses detalhes e poderão explicá-los aos menores.

A PIXAR (juntamente com a Disney) nunca fez um filme tão diferente, onde quase não há diálogos, em especial na parte inicial e por isso pensei que seria um filme chato, mas ele vai conquistando o espectador aos poucos, pelo seu tema universal: o amor, pelo qual todos esperamos e lutamos. No fundo você também vai se sentir como Wall.e.

Nenhum comentário:

Postar um comentário