quarta-feira, 18 de novembro de 2009

TRISTÃO E ISOLDA (EUA/ Irlanda, 2006) ***

Direção: Kevin Reynolds. Com: James Franco, Sophia Myles, Rufus Sewell, David O’hara, Dexter Fletcher. 125 min.


Baseado na ópera de Wagner e na lenda, que lhe deu origem, Tristão e Isolda. Após a morte de seus pais, Tristão (James Franco), é criado por seu tio Marcos (Rufus Sewell). Em uma batalha é dado como morto é colocado em um barco, que é encontrado e tratado por Isolda, mas esta não lhe revela o nome, apesar de estarem apaixonados. Ele ganha a mão da princesa em um torneio de lutas para Marcos, sem saber que se trata de Isolda. O casamento traz a paz entre os dois clãs, mas a paixão faz com que os dois se encontrem às escondidas, podendo colocar tudo a perder.

Sempre tive vontade de conhecer a história de Tristão e Isolda, que sabia que era equivalente à tragédia de Romeu e Julieta de Shakespeare. Inclusive a capinha do DVD apregoa que este é um amor proibido que nem Romeu e Julieta viveram. O título original (Tristão + Isolda) também lembra o título do filme de Baz Luhrmann (Romeu + Julieta) com o uso do + em vez da conjunção e. Realmente é uma história muito bonita e comovente, pois fala da impossibilidade de certos amores se concretizarem e do mal que esconder certos detalhes causa, como o fato dela não revelar seu verdadeiro nome. Há um diálogo tocante entre os dois em um de seus encontros furtivos, quando ela diz que é uma pena os dois nunca poderem andar de mãos dadas ou trocar um sorriso em público.

Quem vive o casal central é James Franco (Homem Aranha) e Sophia Myles (Anjos da Noite – Underworld), o diretor é Kevin Reynolds que era amigo de Kevin Costner e dirigiu vários de seus filmes, como ROBIN HOOD – O PRÍNCIPE DOS LADRÕES e WATERWORLD – O SEGREDO DAS ÁGUAS, já a produção ficou a cargo dos irmãos Ridley (Alien – O oitavo passageiro) e Tony Scott (Top Gun – Ases indomáveis).


O filme foi muito criticado quando de seu lançamento, falaram do casal central sem graça e por se fixar mais nas cenas de ação do que no romance. Também notei esse detalhe. O filme cresce quando se esquece um pouco da ação e se fixa nas cenas românticas, mas gostei bastante. Assiste-se com grande interesse e se torce pelos dois, apesar de saber que aquela história não vai terminar bem. A edição é muito pobre e não traz extras, somente trailers de outros filmes, além de ser em standard e não em widescreen, o que corta horrivelmente alguns enquadramentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário