domingo, 29 de novembro de 2009

JEAN CHARLES (Brasil/ Inglaterra, 2009) ***



Direção: Henrique Goldman. Com: Selton Mello, Vanessa Giácomo, Luis Miranda, Patrícia Armani, Daniel de Oliveira e Sidney Magal. Drama, 91 min.

Baseado na história real do brasileiro Jean Charles de Menezes, que foi morto pela polícia britânica, confundido com um terrorista em 22 de julho de 2005. A história deixou o Brasil e o mundo chocados com a imprudência das autoridades.

É estranho assistir a um filme quando já se sabe de antemão o final, já que a história de Jean Charles foi amplamente divulgada pela mídia e é do conhecimento de todos. Mas é interessante conhecer a vida desse homem e sua luta para vencer no exterior. A produção não poupa os pontos fracos dele. Mostra que às vezes ele dava pequenos golpes nos outros, como prometer o visto de permanência para dois brasileiros por $ 5.000, sem nunca cumprir o prometido, mas no fundo tem bom coração e acaba se arrependendo de tudo e decidindo voltar para o Brasil. Pena que não teve tempo de fazer isso.

Selton Mello compõe um personagem muito carismático e simpático, impossível não gostar dele, como vários outros de outros personagens interpretados por ele, já que é um dos atores mais atuantes do cinema nacional atual e um dos mais queridos também.

Além de Selton Mello, Vanessa Giácomo, Daniel de Oliveira (que faz uma pontinha na parte final como o namorado de Vanessa) e sidney Magal (que faz um show em Londres onde canta "O meu sangue ferve por você"), os outros atores são todos desconhecidos, com a participação do pai, da mãe e da prima verdadeiros de Jean Charles.

Essa co-produção Brasil/Inglaterra foi dirigida por Henrique Goldaman, em seu segundo filme e produzida por Stephen Frears (O amor não tem sexo).

Um filme para ser descoberto.




Download do filme Jean Charles


Nenhum comentário:

Postar um comentário