terça-feira, 10 de novembro de 2009

"QUANTO DURA O AMOR?" NO V FESTCINE GOIÂNIA ***

Estive ontem à noite na abertura do V Festcine Goiânia (Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia)que acontece de 09 a 16 de novembro no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro
Rua 03, esquina com Rua 09, nº 1016, Galeria Ouro
Centro - Goiânia - Goiás - CEP: 74023-101

A abertura do Festival aconteceu às 20 horas com presença do Reitor da UFG que é uma das patrocinadoras do evento, dos diretores Roberto Moreira e Sérgio Bianchi, das atrizes Darlene Glória e Sílvia Lourenço e dos escritores Antonio Leão da Silva Neto e Miguel Jorge. Darlene e Antonio fazem parte do juri oficial, sendo ele o presidente. Foi apresentado pelos atores Guido Campos Correia (O tronco) e Renata Marra (nunca tinha ouvido falar).

Depois da abertura, foi exibido fora de competição o filme convidado QUANTO DURA O AMOR? do diretor Roberto Moreira (Contra todos), que tem no elenco Sílvia Lourenço (Não por acaso), Danni Carlos, Paulo Vilhena, Maria Clara Spinelli, Gustavo Machado, Leilah Moreno, Maria Manoella e Ailton Graça. Drama, 83 min.

Depois de "Contra todos" (2003), o diretor Roberto Moreira volta um pouco mais brando, mas nem por isso mais otimista em relação à vida, ao amor e ao tempo que dura esse sentimento tão sonhado por todos.

São três histórias de amor:
* da atriz Marina (Sílvia Lourenço) que chega do interior para tentar uma vaga na peça "Tio Vanya" e durante um show, conhece a cantora Justine (vivida pela também cantora Danni Carlos) e logo se apaixonam, mas contam com uma pedra no sapato, o ex-namorado de Justine, Nuno (Paulo Vilhena), além do preconceito e das drogas.
* da advogada Suzana (Maria Clara Spinelli, muito parecida com a atriz americana Rene Russo de Máquina Mortífera)que se apaixona pelo também advogado Gil (Gustavo Machado, esse parecendo um Marcos Palmeira mais jovem), mas como ela guarda um segredo, isso pode colocar tudo a perder.
* do escritor Jay (Fábio Herford) que precisa desesperadamente de um amor e não tem muito discernimento para separar as coisas, primeiro pensa que está apaixonado por uma garota de programa, depois por outras mulheres, sem nunca se encontrar de verdade, e o fato de não ter muitos atrativos físicos não lhe ajuda nem um pouco.

Achei bastante interesssante a história polêmica, o clima de felicidade/infelicidade que paira no ar durante quase todo o filme e a impossibilidade das coisas acontecerem como nós queremos. O elenco está muito bem, mas tive a impressão que Danni Carlos estava dublando as canções (todas americandas, aliás), apesar que a voz parecia ser dela mesma.

Só que o filme tem um problema: acaba de forma abrupta, sem resolver muito bem as histórias. D
e repente acaba. Tinha uma pessoa do meu lado na platéia que perguntou, meio decepcionado: "Acabou?". Não vou negar que também fiquei com essa sensação. Talvez o amor não dure muito tempo, como prega o próprio filme. Só que também não precisava ser tão pessimista.

A sala estava lotada durante a exibição do filme, com pessoas sentadas até nos degraus da escada e parece que gostaram do que viram. Apesar de alguns comentários preconceituosos de alguns que parecem não ler a respeito do filme antes de ir assistir e quando vêem do que se trata começam a rir ou fazer comentários inconvenientes, mas isso diminiu no decorrer da história. O público riu principalmente do atrapalhado escritor Jay, que não tem muito jeito para conquistar mulheres.

Após a exibição de QUANTO DURA O AMOR?, aconteceu um coquetel para todos os presentes. Conversei com o autor Antonio Leão da Silva Neto que me falou do lançamento da 2ª edição do seu livro DICIONÁRIO DE FILMES BRASILEIROS, que acontecerá amanhã às 18 horas e quem for ganhará o livro, que não pode ser vendido já que foi patrocionado pelo Instituto Brasileiro de Arte e Cultura. Claro que não vou perder e garantirei meu exemplar do livro, pois só tenho a 1ª edição do livro. Antonio disse para divulgar o lançamento para todos e que quer ver seu livro na mão de todos os cinéfilos daqui de Goiás.

Vi também bem perto as atrizes Darlene Glória (Toda nudez será castigada) e Sílvia Lourenço (tão baixinha e magrinha, porém mais bonita que no filme) e o diretor Roberto Moreira, mas não conversei com eles, nem tirei foto, para não parecer tão tiete.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE A PARTIR DAS 19h30:
¤ Pedra como Passagem, do Grupo Empreza (ani./3min/GO)
¤ Os Inquilinos, de Sergio Bianchi (fic./103min/ SP)
¤ Um Morto na Sala, de Robney Bruno (fic./14min/GO)
¤ Um Homem de Moral, de Ricardo Dias (doc./84min/SP)

Com certeza estarei lá e amanhã comento mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário