sexta-feira, 27 de novembro de 2009

KIRIKU E A FEITICEIRA (França, 1998) ****

Direção: Michel Ocelot. Animação, 74 min.

Gravei esse filme em VHS há alguns anos para uma professora, mas não assisti. Na semana passada foi comemorada a Semana da Consciência Negra e o filme voltou à tona, já que todos os personagens são negros, mas como esse não é o foco da história, isso nem é mencionado, e de novo não assisti. Já na aula de roteiro, o professor citou esse filme como diferencial no tratamento que dá ao destino da vilã, bem diferente do que fazem os autores das novelas. Então fui atrás daquela mesma fita e qual não foi minha surpresa: adorei o filme.

É a história de Kiriku que já fala na barriga da mãe, nasce sozinho e pronto para enfrentar a feiticeira Karabá que “comeu” quase todos os homens da aldeia, acabou com a água da fonte e está sempre pronta para fazer maldades. Kiriku é pequeno, aparentemente indefeso, mas se revela mais inteligente e valente que todos os outros de sua aldeia ao enfrentar a feiticeira.

Kiriku é um personagem muito cativante. Curioso como toda criança, está sempre procurando o porquê de cada coisa e usa essas informações para o bem de todos.

A animação é bem precária se comparada aos desenhos atuais, mas isso não faz a mínima diferença. A história é tão interessante e singela que depois de um tempo esse detalhe é esquecido e a gente embarca por inteiro junto com Kiriku nessa sua batalha de Davi contra Golias.

Em 2005 foi produzida uma continuação: Kiriku 2 - Os animais selvagens, que parece ser refilmagem deste filme.

Melhor que muitos filmes da Disney e da Pixar. Descubra agora. Não fique como eu, esperando por tantos anos.





4 comentários:

  1. quero fazer o download onde concigo?

    ResponderExcluir
  2. Publiquei o link para download desse filme numa postagem homônima no blog.

    ResponderExcluir
  3. GILBERTO ASSISTI ESSE FILME NUM CURSO PARA SUPERVISORES DA PREFEITURA E GOSTARIA DE MOSTRÁ-LO AOS MEUS AMIGOS DA UMBANDA, COMO POSSO CONSEGUIR ? VIRGINIAPIVATO@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  4. Virginia, coloquei na postagem o link para você baixar o filme que está em versão dublada. Agradeço pela visita. Volte sempre e se possível se torne seguidora do blog.

    ResponderExcluir