quinta-feira, 18 de agosto de 2011

AO ENTARDECER


Ao entardecer é composto por um emaranhado de situações que envolvem amor, família, amizade, solidão, casamento e morte.

Ann (Vanessa Redgrave) está á beira da morte (um grande problema do filme é que não se explica qual a sua doença e porque ela está morrendo) e resolve contar às suas filhas a história do grande amor de sua vida, Harris. Então Claire Danes (como Ann jovem) chega a uma casa de praia para o casamento da amiga Lila (Mamie Grummer, que é filha de Meryl Streep) e conhece Harris (Patrick Wilson), um amigo de infância que agora é médico e por ele se apaixona. Harris também é o grande amor de Lila que está prestes a se casar com Carl. Buddy também é apaixonado por Ann, mas uma grande tragédia impede que ele lute por esse amor. Esse acontecimento também muda a vida de outros personagens.




No presente, Lila (agora Meryl Streep) vai visitar Ann em uma cena comovente com dois monstros sagrados do cinema: Meryl e Vanessa Redgrave. A cena é emocionante. As duas relembram o passado e contam o que fizeram de suas vidas, mas as expectativas deixadas pela capinha do DVD eram maiores e achei que seria revelado algum segredo que mudaria todo o rumo da história, o que não acontece. A visita faz bem a Ann que então pode descansar.

O elenco é um dos pontos altos do filme e conta ainda com Toni Collete, Natasha Richardson (que é filha de Vanessa Redgrave e morreu em um acidente enquanto esquiava no início de 2009), Glenn Close, Claire Danes, Patrick Wilson e Hugh Dancy.

O papel de Glenn Close é pequeno, mas ela dá um show como a mãe de Buddy em uma cena em que ela recebe uma péssima notícia. Buddy de início aparenta ser homossexual, pois beija Harris na boca e depois conta que é apaixonado por ele, mas depois revela seu amor por Ann, quando conta que guarda por quatro anos no bolso um bilhete que ela escreveu.

Há algumas referências a estrelas quando Ann e Harris dão seus nomes a algumas delas, então vem à mente outro filme que Claire Danes fez no mesmo ano, o belo: Stardust – O mistério da estrela.
Ao entardecer é um filme singelo e emocionante, que faz pensar sobre nossas vidas e como as coisas ás vezes (ou quase sempre) não acontecem como queremos; sobre o medo da solidão e a inevitabilidade da morte. Vale a pena assistir!


Hoje 0h05 no Telecine Touch com reprise no domingo (21/08) às 15 horas no mesmo canal.


3 comentários:

  1. A morte é a super tirana de nossa existencia. Não há como fugir dela, enganá-la ou escapar de seu estigma e suas mazelas. E essa fita parece nos levar a uma reflexão sobre o que nos espera na crua realidade. Vou assisti-lo, me parece interessante a conjuntura de todos estes caminhos.
    jurandir_lima@bol.co,.br

    ResponderExcluir
  2. Apesar do elenco, achei fraquinho...
    Estou com o DOSSIÊ GRETA GARBO. Apareça! Abração,

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  3. Bonito filme, o elenco é o que esta produção possui de melhor.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir