terça-feira, 16 de agosto de 2011

34 ANOS SEM ELVIS PRESLEY


Há 34 anos morria Elvis Presley, o rei do rock and roll, depois de muito sucesso, mais de 1 bilhão de discos vendidos e apenas 42 anos de idade.

Elvis Aron Presley nasceu em Tupelo (Mississipi) em 08/01/1935. Com 10 anos comprou seu primeiro violão e nove anos depois teve uma ideia inocente que acabou mudando sua vida: no aniversário de sua mãe, resolveu presenteá-la com a gravação de duas canções: My Hapiness e That’s when your heartaches begin. Sam Phillips, dono da Sun Records gostou de sua voz e o convidou para gravar com um grupo, mas foi Tom Parker (o Coronel) quem reconheceu seu talento e como seu empresário arrumou-lhe um contrato com a RCA.


Por causa de suas roupas justas e do jeito como mexia os quadris, ficou conhecido como Elvis, the pélvis. Em 1956 assinou contrato para participar de seu primeiro filme Ama-me com ternura, que ficou famoso por sua bela música tema Love me tender. No total estrelou 31 filmes, sendo os mais conhecidos O prisioneiro do rock (1957), Balada sangrenta (1958), Em cada sonho um amor (1962), Garotas! Garotas! Garotas! (1962), Loiras, morenas e ruivas (1963) O seresteiro de Acapulco (1963), Amor a toda velocidade (Vila Las Vegas) e Viva um pouquinho, ame um pouquinho (1968), mas a maioria deles era apenas caça-níqueis, onde eram lançados seus maiores sucessos. As histórias não tinham a menor importância ou sentido.

Abandonou a carreira por um tempo (1958 – 1960) para servir o exército e nessa época conheceu sua futura mulher, Priscila (que mais tarde participaria da série Corra que a polícia vem aí), com quem teve uma filha, Lisa Marie, que ficou casada por pouco tempo com Michael Jackson.


Nessa época sua carreira já estava em decadência. Elvis consumia tranqüilizantes desde a juventude e passou a abusar de drogas – para dormir, acordar, emagrecer... Seu médico particular teria lhe receitado nos últimos meses de sua vida, 1790 doses de anfetamina, 4996 de sedativos e 2019 de narcóticos. Em 16/08/1977, após algumas temporadas em hospitais e prestes a iniciar uma turnê, Elvis morreu em Memphis, vítima de hipertensão cardíaca. Alguns anos depois, seu irmão adotivo revelou que ele teria se suicidado, mas nada foi confirmado.

Adoro quase todas as músicas de Elvis, especialmente Can’t help falling in love, Don’t be cruel, Love me tender, Jailhouse rock, It’s now or never, In the ghetto, Suspicious minds (sucesso como tema da novela Insensato Coração), A little Less Conversation, Viva Las Vegas, Memories, Don’t cry daddy, Always on my mind e My Way. E você, qual a sua preferida?







5 comentários:

  1. Ele era lindo, tinha uma voz maravilhosa e, por dvds que tenho dele, vejo que era uma pessoa boa.
    Pena, mas os bons morrem cedo.

    ResponderExcluir
  2. Elvis não morreu porque jamais morrerá. Sou fã dele, serei sempre fã dele. A música que mais gosto? Hum... Que tal, todas? Tenho cds duplos que ouço com frequência. Preciso dizer mais? rs.
    By the way, Gilberto, viu o filme "Elvis",com Jonathan Rhys Meyers, o mesmo de Match Point?
    Gostei muito.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Vi sim, Ligeia. Realmente é muito bom. Também adoro o Elvis e ouço suas músicas sempre. Ontem ouvi para relembrar sua morte. O mesmo que fiz quando a Amy Winehouse morreu. Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Também sou fanzona da Amy. Uma delícia ouvi-la. Fora a figura dela, ela tinha grife. Senti muito sua morte. Porém, era algo meio que já anunciado. Uma pena mesmo.

    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Há os que dizem que Elvis foi somente um bom cantor. No que discordo com veemencia. Ele foi sim, também, um excelente ator, principalmente quando bem dirigido. Vejam em sua estreia o Ama-me com Ternura. É um bom filme e por ele bem interpretado. Agora repassem Prisioneiros do Rock, Balada Sangrenta e Estrela de Fogo. Agora me digam que aquele cantor não era um excelente ator.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir