quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O PIANISTA


O Pianista foi o filme mais premiado de 2002. Venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes, ganhou também sete César (o Oscar francês), o BAFTA (maior prêmio inglês) de melhor filme e diretor e os Oscars de melhor roteiro adaptado, diretor (Roman Polanski) e ator (Adrien Brody), mas apesar de todos os prêmios, nunca tive muita empolgação para assisti-lo. O tema da 2ª Guerra Mundial já se esgotou depois de tantos filmes que trataram do tema, quanto mais depois de A lista de Schindler.

É a história do pianista polonês e judeu Wladyslaw (Adrien Brody), que tenta sobreviver às perseguições dos nazistas depois da destruição do gueto de Varsóvia. É inspirado em fatos reais e no livro do verdadeiro Wladyslaw. Contada assim, a história parece boa e na verdade é, mas foi conduzida com frieza por Polanski. Eu não estava enganado. Alguma coisa me dizia para eu não ver mesmo, mas acabei arriscando. Foi uma tortura. São 150 minutos intermináveis. Os personagens que estão à volta do pianista vão morrendo, mas sem emoção alguma e de uma forma quase didática e ele sobrevive milagrosamente se escondendo por apartamentos abandonados da Alemanha, vendo a guerra pela janela e torcendo para que aquilo acabe logo.

Polanski fez um filme acadêmico e chato, talvez para os velhos da Academia de Hollywood. Não consegui gostar, nem me emocionar, mas claro que muitos conseguem. Vai entender.


Se quiser arriscar:



3 comentários:

  1. Eu também não gosto desse filme, Gilberto. E o Adrien Brody é um canastrão...

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  2. No meu ponto de vista, o melhor filme de 2002 e que reinou com esta fleuma por mais alguns anos. Uma fita magnifica, com interpretações acima da média (vim a conhecer o Brody nele), e com uma soberba direção do extraordinário Bergman. Independente de sua qualidade, fotografia, cenários e muitas outras qualidades que este sensacional filme tem a seu favor.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. no meu ponto de vista o filme e otimo eu assist i o filme e gostei muito

    ResponderExcluir