terça-feira, 3 de novembro de 2009

BRINCANDO NOS CAMPOS DO SENHOR (EUA/Brasil, 1991) ****

Direção: Hector Babenco. Com: Tom Berenger, John Lithgow, Aidan Quinn, Daryl Hannah, Kathy Bates, Tom Waits, Stenio Garcia, Nelson Xavier, José Dumont e Ruy Polanah. 186 min.

Depois do sucesso internacional de "O beijo da mulher aranha" de 1984 (pelo qual foi indicado ao Oscar de melhor diretor), Hector Babenco foi para os Estados Unidos, onde dirigiu em 1987, o filme "Ironweed" com Meryl Streep e Jack Nicholson e em seguida voltou para o Brasil onde dirigiu na Floresta Amazônica essa co-produção EUA/Brasil com elenco dos dois países (apesar de os protagonistas serem todos americanos. O filme foi injusto fracasso de crítica e público quando foi lançado nos cinemas e agora ganha a chance de ser redescoberto devido ao seu lançamento em DVD juntamente com outros sucessos de Babenco. O único defeito dessa edição é não ter extras, só trazendo o áudio original em inglês e opções de legenda em português, inglês e espanhol.

É a adaptação do romance homônimo de Peter Mathiessen e foi inteiramente filmado na Amazônia, ao contrário de outros filmes americanos como "O curandeiro da selva" em que eles filmam no México ou nos Estados Unidos e dizem que é a Amazônia.

Um casal de evangélicos (Aidan Quinn e Kathy Bates) juntamente com seu filho pequeno, embrenham-se na selva amazônica para catequizar os índios brasileiros ainda arredios à palavra de Deus. Na missão também está outro casal (Tom Berenger e Daryl Hannah), este mais fanático e disposto a retirar qualquer resquício católico deixado pelos padres jesuítas. No caminho encontram Lewis Moon (Tom Berenger) um descendente de índios americanos que depois de ser contratado para bombardear uma aldeia indígena, se arrepende e resolve voltar às suas origens. É ele que explica o título do filme quando está alucinado dentro do avião e lhe perguntam por rádio o que ele está fazendo e ele responde que está brincando nos campos do Senhor.

O filme tem mais de três horas de duração, mas em nenhum momento fica repetitivo ou cansativo. Fala da dificuldade que as pessoas têm em aceitar o que é diferente e a tentativa incansável de torná-los iguais (custe o que custar) e da eterna briga entre as religiões, onde os evangélicos acham que são os donos da verdade e os católicos também não ficam atrás.

Todo o elenco está bem, incluindo os brasileiros falando inglês: Stênio Garcia está quase irreconhecível como um cacique; Kathy Bates um ano depois de ganhar o Oscar por "Louca obsessão" tem cenas de grande impacto; Aidan Quinn mostra que não é só um rosto bonito e chega a roubar o filme para si. Daryl Hannah ainda no auge da beleza tem cena de nudez, bem como Tom Berenger quando decide se juntar à tribo de índios; já John Lithgow não me deixou grandes impressões.

Gosto muito dos filmes de Babenco (Lúcio Flávio - O passageiro da agonia, Pixote - A lei do mais fraco, O beijo da mulher aranha, Carandiru e agora Brincando nos campos do Senhor, que eu adorei)pois ele consegue unir histórias impactantes e inteligentes ao gosto do público, provando que filme bom não precisa ser chato.

3 comentários:

  1. Adoro filmes, encontrei no seu blog ótimas dicas para aproveitar um dia chato na frente da tv, gostei muito, parabéns pelo excelente conteúdo.

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.com.br
    www.twitter.com/blogdorubinho

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe onde posso encontrar o livro BRINCANDO NOS CAMPOS DO SENHOR ? Gostaria muito de ler o livro após ter gostado muito do filme de Babenco.
    meu blog:
    http://textosepretextos-mafalda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Mafalda na Estante virtual tem o livro Brincando nos campos do Senhor:
    Abaixo o link:
    http://www.estantevirtual.com.br/q/brincando-nos-campos-do-senhor

    Abraços e apareça sempre.

    ResponderExcluir